20 de janeiro de 2021

A importância de uma Sidebar no blog



Com certeza já te deves ter questionado se o teu blog precisa ou não de uma barra lateral. Eu própria já me questionei várias vezes acerca do assunto. Será que é mesmo necessária? Ou apenas a área de publicações chega? Tudo depende daquilo que pretendes.

Se o teu blog segue um tema minimalista e queres manter o foque nas publicações, então talvez uma barra lateral seja dispensável. Se precisas apenas de dar destaque a dois ou três links, então podes fazê-lo, por exemplo, utilizando o footer do blog.

Se pelo contrário achas pertinente o uso da barra lateral, esta é a minha opinião acerca do que deves nela dar destaque:

    • Começa por uma breve mensagem de boas-vindas ou um pequeno Sobre Mim
    • Destaca as tuas redes sociais e email para futuros contactos
    • Os principais temas em destaque no blog (ex: Literatura, Favoritos do Mês, Pessoal). Podes fazê-lo utilizando imagens, hiperligações ou as próprias tags do Blogger.
    • Um widget do Instagram (caso tenhas conta). Isto é um gosto pessoal pois acho que dá cor à barra lateral ao mostrar as mais recentes imagens do teu Instagram.
    • Caso o teu blog já tenha um número considerável de publicações, podes colocar o arquivo do blog para que os teus leitores possam mais facilmente aceder a publicações antigas.

Acima de tudo deves colocar-te no papel de leitor do teu blog e pensar realmente no que melhor funciona para o teu blog. Achas necessário a presença de uma barra lateral ou não? É algo que dispensas?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olive & Pixel Design. Evoli Design Studio.